Utensílios básicos

Duração: 10 minutos

Você não precisa de muito para fazer o seu pão, talvez você já possua em casa tudo o que precisa. Quase todos os itens podem ser
substituídos. Mas existe um item essencial de qualquer padeiro e confeiteiro: a balança. Pode ser a mais simples e barata que você
encontrar, mas no processo de panificação, as quantidades são muito importantes, um erro na quantidade de sal, por exemplo, irá prejudicar a fermentação, como cada farinha pode variar em densidade, medidas em xícaras e colheres podem não funcionar.

Tirando a balança, todos os outros utensílios podem ser adaptados, a medida que você for pegando gosto no processo, pode ir adquirindo utensílios para aprimorar a produção.

Para produzir e alimentar o fermento, você precisará de uma colher e um pote transparente de plástico ou vidro, para acompanhar o processo de crescimento. Já para fazer a massa, pode utilizar um garfo e cumbuca do material que tiver em casa, ele pode ter tampa para guardar na geladeira, mas você pode utilizar um filme ou saco plástico também, aqui em casa, uso uma touca plástica, daquelas feitas para banho, funciona muito bem!

Para o processo de fermentação da massa, o mais comum é utilizar o chamado banneton, que é um cesto de um material chamado rattan, mas você pode utilizar vários itens que já tem em casa, por exemplo: um escorredor de macarrão, cestos de vime ou até mesmo um chapéu de festa junina, se você não o usar mais, pode cortar a aba e ele vira um excelente cesto! Para proteger a massa dentro do cesto, você pode usar panos de algodão, por aqui, comprei algumas toucas de hospital, elas são muito práticas e a massa não gruda!

Para assar o pão, eu utilizo uma panela de ferro, mas você pode utilizar qualquer panela que pode ir ao forno: inox, vidro ou ágata.

Voltar para: Pão de fermentação longa > Utensílios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *