O fermento natural e seus poderes

Duração: 10 minutos

O processo de desenvolver e cuidar de uma cultura viva é terapêutico e recompensador, você alimenta uma colônia de micro-organismos e em troca, eles proporcionam a você um alimento saudável e saboroso, vamos conhecer um pouco mais sobre fermento natural.

Fermento biológico, açúcar, farinha e água. Com estes ingredientes você consegue fazer um fermento que pode ser utilizado para produzir seu primeiro pão de longa fermentação.
O fermento biológico de pacotinho é uma levedura isolada e seca, utilizada para a produção de pães.
Geralmente o fermento biológico é utilizado para produzir massas com mais rapidez, mas nada nos impede de utilizar uma quantidade bem pequena e criar um pão de fermentação lenta. Assim mesmo sem um fermento selvagem, obtemos um pão com digestibilidade maior.

O aroma e sabor de um pão feito com fermento biológico não será igual a um fermento selvagem, mas você já terá um pão delicioso e com aparência igual a um pão rústico.

E o que é um levain? Se você misturar farinha e água, em algum momento, os micro-organismos do seu ambiente e da farinha irão se organizar e se transformar em uma colônia estabilizada, se protegendo de bactérias e fungos nocivos. Com essa colônia, você consegue ter uma fonte caseira de fermento que traz aos pães um sabor inigualável e que demora muito mais tempo para estragar.
Existem muitas receitas e métodos para a criação do fermento, algumas levam apenas farinha e água, já outras utilizam suco de frutas, para ter uma forcinha adicional no começo dessa formação da colônia, graças aos micro-organismos e açúcar presentes na fruta.

Nosso plano nesse e-book é te ajudar a criar um primeiro pão e com a sobrinha desse fermento gerado, iniciar o desenvolvimento do seu levain.

O ideal é utilizar o fermento natural, se você conhece alguém que já faz pão, peça uma isca, uma colher já é o suficiente! Mas é possível começar com fermento biológico, acompanhe o passo a passo e em alguns dias você terá fermento para fazer seu pão.

Voltar para: Pão de fermentação longa > Conhecendo o fermento natural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *